
"Amamentar Fora da Caixa: Ao Encontro das Famílias"
"Amamentar Fora da Caixa: Ao Encontro das Famílias" é uma oportunidade de aprendizagem e um convite à reflexão do caminho percorrido e do caminho a percorrer.
Depois de uma primeira edição emocionante e riquíssima em sabedoria, esperamos trazer‐vos temas da atualidade e estratégias que vos ajudem a gerir desafios, sempre com o foco nas famílias, nos seus objetivos e no seu bem‐estar.
A Amamentação precisa de soluções inovadoras, mas precisa acima de tudo de seres humanos empáticos, que unam esforços e caminhem lado a lado, construindo e reconstruindo planos, tantas vezes quanto necessário.
Com temas e convidados de referência da sua área, esperamos por vocês para o acontecimento que une profissionais em prol das famílias!
Vamos fazer a diferença, juntos!
Implementação das Novas Políticas da OMS sobre Contacto Pele a Pele imediato e contínuo
9h00
◑ Nils Bergman – Nurturescience e evidência científica
10h30 – Coffee Break
11h00
◓ Nils Bergman – O Caso Separação Zero – Um Imperativo Ético
12h30 – Almoço
14h00
◒ Nils Bergman ‐ Demonstração Prática de Contacto Pele a Pele imediato e contínuo
15h30 – Coffee Break
16h00
◓ Nils Bergman ‐ Implementação: Prática simulada de um serviço de neonatologia: observação e identificação de comportamentos determinantes para a implementação da separação zero.
17h00 – Encerramento
14h00 – Workshops (em simultâneo)
Inscreva‐se no workshop da sua preferência:
◐ Susana Tagarro – O Poder da Sucção: Como o Terapeuta da Fala Transforma a Amamentação
◒ Maria Antónia Martins – Ferida da Mulher Lactante
◑ Ágata Leonardo – Osteopatia e Amamentação: Aperfeiçoar o Apoio ao Recém‐Nascido
15h30 – Coffee Break
16h00 – Oficina Integrativa
◐ Carmela Baeza e Esther Ramírez Matos – Trabalho Conjunto entre a Amamentação e a Psicologia Perinatal: Um Estudo de Caso
18h00 – Encerramento
8h00 – Abertura do Secretariado
8h30 – Sessão de Abertura
9h00
◑ Carmela Baeza ‐ A Gestão da Patologia Mamária numa Perspectiva Ecossistémica
10h00 – Coffee Break
10h30
◐ Nils Bergman – Nurturescience e o Caso da Separação Zero
12h30 – Almoço
14h00 – Mesa Redonda – Hot Topics na Amamentação: Vivências na Maternidade e o seu Impacto na Amamentação
◒ Esther Ramírez Matos – A Saúde Mental no Pós‐Parto e Amamentação: A visão do ecossistema perinatal para acompanhar a crise vital da maternidade
◓ Ana Miguel – Violência contra a Mulher e o seu Efeito na Amamentação
15h30 – Coffee Break
15h45 – Apresentação e Prémios para Pósteres Vencedores
16h00 – Mesa Redonda – Hot Topics na Amamentação: Desafios Atuais
◑ Rita Parreira – Freio Lingual – onde estamos?
◓ Catarina Santos – Amamentação e VIH
◐ Ana Lúcia Torgal – A Ética no Apoio à Lactação ‐ Princípios que regem a nossa prática!
18h00 ‐ Encerramento
Implementação das Novas Políticas da OMS sobre Contacto Pele a Pele imediato e contínuo
Por Nils Bergman, MCSP ‐ 450 mins
A paixão do Dr. Bergman começa com o “contacto pele‐a‐pele”, o seu termo preferido para aquilo a que muitas pessoas chamam KangarooCare ou mesmo Kangaroo Mother Care, considerando‐o como uma primeira e crítica intervenção em perinatologia, com amplos impactos e implicações na saúde pública.
A sua experiência estende‐se à neurociência do desenvolvimento, ao aleitamento materno, à neonatologia e à obstetrícia. Tem uma visão integrada destas áreas, considerando o contacto pele‐a‐pele como o lugar certo e o pré‐requisito neurológico para o sucesso da amamentação, com os cuidados neonatais e obstétricos a reorientarem o seu objetivo para a manutenção da integridade da díade mãe‐bebé.
Esta visão holística é designada por “Cuidados da Mãe Canguru”, de acordo com a definição do termo pela OMS. A neurociência subjacente é agora redefinida como “nurturescience”.
No entanto, tendo sido anteriormente gestor hospitalar e sendo atualmente médico de saúde pública, encara estas questões num contexto mais vasto nos hospitais, nos sistemas de saúde e na sociedade em geral.
O Poder da Sucção: Como o Terapeuta da Fala Transforma a Amamentação
Por Susana Tagarro, IBCLC, TPFA ‐ 90 mins
A função de sucção é um dos primeiros e mais complexos padrões motores do ser humano, essencial não só para a alimentação como também para o correto desenvolvimento orofacial.
Neste workshop iremos explorar a importância da avaliação funcional da sucção durante a amamentação e o papel do terapeuta da fala na identificação, intervenção e reabilitação das dificuldades miofuncionais orais que interferem com o aleitamento materno.
Ferida da Mulher Lactante
Por Maria Antónia Martins, IBCLC, ESMO ‐ 90 mins
Ao longo dos dias é perceptível que é difícil encontrar a existência de consenso sobre a temática da ferida em mulheres lactantes.
A tomada de decisão sobre o tratamento da ferida em mulheres lactantes requer otimizar a individualização das opções de tratamento de acordo com a evolução cicatricial.
Sabemos pela evidência que muitas complicações começam a desenhar‐se nas primeiras 48h pós‐parto e vão ocorrer no domicílio. Muitas vezes as lesões à alta hospitalar são subvalorizadas e a transição da alta hospitalar para o domicílio requer reflexão!
Durante o período de lactação, ocorrem vários diagnósticos clínicos e parece existir um conhecimento sobre estas feridas, no entanto o processo e as consequências da cicatrizaçao requerem reflexão.
Pretende‐se com este workshop aprofundar o conhecimento sobre esta temática, assim como fomentar a discussão entre pares.
Osteopatia e Amamentação: Aperfeiçoar o Apoio ao Recém‐Nascido
Por Ágata Leonardo, IBCLC, OSTP, TPCR ‐ 90 mins
Este workshop destina‐se a todos os profissionais que apoiam díades em pós‐parto, e que desejem compreender como a osteopatia pode auxiliar no processo de amamentação.
Exploraremos como a postura corporal do bebé pode interferir na sua capacidade de mamar, e como identificar sinais de desconforto, restrições de mobilidade, e as disfunções posturais mais comuns em recém‐nascidos com dificuldade na amamentação.
Durante a sessão, os participantes serão orientados a aprimorar a observação da postura do recém‐nascido, adquirindo ferramentas para reconhecer quando é necessária a intervenção de terapias manuais complementares, que possam promover o bem‐estar da díade.
Trabalho Conjunto entre a Amamentação e a Psicologia Perinatal: Um Estudo de Caso
Por Carmela Baeza e Esther Ramírez Matos, IBCLC, MGF / PSI, TPF ‐ 90 mins
Um Estudo de Caso: Trabalho Conjunto entre a Amamentação e a Psicologia Perinatal.
A Gestão da Patologia Mamária numa Perspectiva Ecossistémica
Por Carmela Baeza, IBCLC, MGF ‐ 50 mins + 10 mins Q&A
Nesta palestra, exploraremos as diversas causas de dor durante a lactação (derivadas tanto de problemas no mamilo/aréola quanto de problemas na mama), bem como a sua gestão clínica com uma abordagem ecossistémica.
Nurturescience e o Caso da Separação Zero
Por Nils Bergman, MCSP ‐ 120 mins
O tema por base desta apresentação é o contacto imediato e contínuo pele a pele, com a fundamentação científica subjacente descrita pela nurturescience e a separação zero.
Com este tema o Dr. Nils Bergman vem nos apresentar um novo domínio de investigação científica, a “nurturescience”, no qual novas hipóteses podem ser testadas com novos instrumentos. Vamos refletir sobre as principais distinções entre a neurociência e o novo conceito de nurturescience.
A compreensão deste conceito baseia-se nas necessidades básicas de todos os recém-nascidos e nas necessidades das mães e das suas famílias. Vamos entender como é que estudos e mecanismos descritos em diferentes áreas do saber convergem numa mensagem principal que é a que a díade mãe-bebé não deve ser separada.
Por último, refletir ainda como é que a ligação emocional contínua é a pedra angular do desenvolvimento, conduzindo à resiliência ao longo da vida. Este facto tem implicações para fazer o diagnóstico correto (desconexão emocional vs. perturbação de vinculação), fornecendo os cuidados adequados (cuidados de desenvolvimento centrados no bebé e na família) no local biologicamente esperado (contacto pele-a-pele), e potencial de reabilitação (teoria do ciclo de acalmia).
A nurturescience tem particular relevância para os cuidados a bebés “pequenos e doentes” com um profundo potencial para diminuir a ‘probabilidade de desenvolver problemas de desenvolvimento.
A Saúde Mental no Pós‐Parto e Amamentação: A perspectiva ecossistémica perinatal para acompanhar a crise vital da maternidade
Por Esther Ramírez Matos, PSI, TPF ‐ 45 mins
O caminho da maternidade representa uma crise familiar sistémica que merece ser abordada numa perspectiva abrangente e completa, abordando todas as camadas que interagem nessa realidade complexa de se tornar mãe.
Apresentaremos o Modelo de Ecossistema Perinatal, que nos permite ampliar a nossa perspectiva ao trabalhar na prática clínica com mães, os seus filhos e as suas famílias durante os períodos do pós‐parto e de amamentação.
Violência contra a Mulher e o seu Efeito na Amamentação
Por Ana Fidalgo Miguel, FISIO ‐ 45 mins
A violência contra a mulher tem impactos profundos na saúde física e mental da vítima, afetando também a amamentação. Esse impacto pode ser direto, como agressões físicas que prejudicam a produção de leite, ou indireto, por meio do stress e de traumas psicológicos.
O stress causado pela violência pode levar à inibição da ocitocina, dificultando a amamentação e até levar ao desmame precoce. Por outro lado, mulheres que sofrem violência têm um risco aumentado de depressão pós‐parto e ansiedade, o que pode reduzir a motivação e a capacidade de amamentar. A violência pode ainda comprometer o vínculo afetivo entre mãe e bebê, prejudicando a amamentação e o desenvolvimento emocional da criança.
Mulheres que sofrem violência têm maior probabilidade de interromper a amamentação antes dos seis meses recomendados pela OMS, privando o bebé dos benefícios do leite materno.
Ambientes de violência doméstica também aumentam o risco de maus‐tratos infantis, afectando a segurança e o bem‐estar do bebé.
Possíveis Intervenções passam por apoio psicológico: Terapia e grupos de apoio podem ajudar as mães a lidar com o trauma e manter a amamentação; e por uma rede de Suporte: O suporte de familiares, amigos e profissionais de saúde pode reduzir o impacto da violência.
Freio Lingual – onde estamos?
Por Rita Parreira, IBCLC, PED ‐ 30 mins
Apoiar a amamentação requer uma visão integrada da mãe e do bebé. A língua desempenha um papel fundamental nesse processo e tem sido cuidadosamente analisada por profissionais que trabalham com recém‐nascidos.
Nesta apresentação, exploraremos o freio lingual sob diferentes perspectivas, abordando a história, o contexto atual e as possíveis direções futuras.
Quais são os desafios no diagnóstico? Que soluções podem ser encontradas na comunidade? Como podemos oferecer suporte?
Sejam todos bem‐vindos a esta reflexão conjunta.
Amamentação e VIH
Por Catarina Santos, ESMPSI ‐ 30 mins
Durante a palestra serão apresentadas algumas definições sobre a temática, bem como a importância do tratamento antirretroviral para redução do risco de transmissão.
Falaremos sobre quais as recomendações internacionais e qual a abordagem atualizada para mães que vivem com o VIH, assim como quais são os desafios na tomada de decisão.
Será também abordada a importância do acompanhamento multidisciplinar e de uma abordagem individualizada.
A Ética no Apoio à Lactação ‐ Princípios que regem a nossa prática!
Por Ana Lúcia Torgal, IBCLC, ESMO, ESMP ‐ 30 mins
Serão apresentados os princípios éticos a ter em conta face às exigências da prática enquanto IBCLC. Haverá uma reflexão conjunta de como a desvalorização desses princípios pode ter impacto negativo na história de amamentação, na relação com as famílias, pares, profissionais de saúde e sociedade em geral.
Nils Bergman
◑ Médico consultor de saúde pública com experiência e interesse específicos em cuidados de saúde materna e neonatal.
◑ Formação Base em Medicina, diploma em Saúde Infantil em Países em Desenvolvimento, mestrado em Saúde Pública e doutoramento em Farmacologia.
◑ Acumulando experiências em países como Zimbábue, África do Sul e Suécia, é capaz de trazer uma perspectiva global para sua pesquisa.
◑ Contribuiu para iniciar o Immediate KMC Study e foi um dos investigadores principais no grupo de estudo da OMS que conduziu este estudo clínico randomizado controlado, cujos os resultados foram publicados recentemente.
◑ Desenvolveu e publicou uma justificativa científica subjacente, que explica os achados inesperados de mortalidade reduzida aquando o contato imediato e contínuo pele a pele, para recém‐nascidos de muito baixo peso, resumido como "nurturescience".
Susana Tagarro
◑ Licenciada em Terapia da Fala, Mestre em Motricidade Orofacial e Deglutição.
◑ Pós graduada em eletrofisiologia com aplicações terapêuticas, Pós graduada em aleitamento materno.
◑ Especialização em anquiloglossia no paciente pediátrico e em alimentação participativa e Baby Led Weanning (BLW).
◑ É também Consultora Internacional de Lactação (IBCLC).
◑ Tem prática clínica exclusiva em Motricidade Orofacial nas áreas de amamentação, dificuldades de sucção no bebé, disfunções orais, freios orais, introdução alimentar e recusa/seletividade alimentar.
Maria Antónia Martins
◑ É mulher, filha, mãe e brevemente avó.
◑ Contra a vontade dos pais foi para a escola de enfermagem.
◑ É enfermeira há alguns anos e enfermeira ESMO também! A Enfermagem Escolhe‐a todos os dias.
◑ O exercício clínico é uma paixão, cuidar de pessoas em especial famílias é o seu habitat.
◑ Neste percurso pelos desafios pessoais, profissionais, foi uma atenta observadora da evolução e necessidades das pessoas que cuida, portanto a formação pessoal e profissional marcam‐lhe todo o meu caminho.
◑ Para além da formação em enfermagem também fez: Pós‐Graduação em Sociologia da família‐Universidade de Évora, Pós‐Graduação em Sexologia ‐ Universidade Lusófona, Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa e outros cursos que nos aprimoram as ferramentas com as quais trabalhamos.
◑ Tornou‐se IBCLC em 2008.
◑ Trabalha nos Cuidados de Saúde Primários na USF Planície há 18 anos.
Ágata Leonardo
◑ Osteopata e Terapeuta Craniosacral.
◑ Consultora Internacional de Lactação (IBCLC).
◑ Docente na Pós Graduação em Aleitamento Materno, da Universidade Católica Portuguesa.
◑ Formadora, na área da osteopatia na amamentação.
◑ Membro dos órgãos sociais da Associação Movimento Amamentar em Portugal.
◑ Membro fundador do Ao Serviço da Amamentação (ASA).
Carmela Baeza
◑ Médica de família.
◑ Depois de uma experência de amamentação sem sucesso com o seu primeiro filho, que nasceu com um defeito cardíaco congénito, percebeu que a sua formação médica era escassa na área da lactação
◑ Em 2003, decidiu tornar‐se IBCLC e especialiar‐se na área da medicina da lactação.
◑ Desde então, trabalha numa Clínica de Bem‐Estar Familiar em Madrid, como responsável pelo Departamento de Amamentação, dando consultas a famílias lactantes.
◑ É também uma palestrante ativa, tanto nacional como internacionalmente, e está envolvida na formação de profissionais de saúde no apoio e gestão da amamentação.
Esther Ramírez Matos
◑ Psicóloga, especialista na área perinatal e terapeuta familiar.
◑ Desde há 24 anos a conciliar a atividade docente com a prática clínica privada, acompanhando mães e bebés, casais e famílias.
◑ Fundadora da Aldea Maternidad, uma comunidade de formação para famílias.
◑ Autora do livro “Psicologia del Pos Parto” e do romance “La Outra Cara”.
Ana Miguel
◑ Ana Fidalgo Miguel, 46 anos de vida, 20 anos de fisioterapeuta e 7 anos de mãe.
◑ Ativista desde a adolescência por causas estudantis e ambientais.
◑ O início do trabalho na área da fisioterapia da saúde da mulher fez‐me aprofundar questões relacionadas com os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e com a violência sobre as mulheres, mais concretamente a violência obstétrica.
◑ Sou membro fundador do observatório violência obstétrica Portugal e membro do nascer.pt.
◑ Atualmente encontro‐me a frequentar o mestrado de estudo sobre as mulheres, da universidade aberta.
Rita Parreira
◑ O meu nome é Rita Matos Parreira e atuo em diversos contextos, sempre com foco especial nos bebés e na infância.
◑ Sou médica IFE em Pediatria, médica dentista e consultora internacional de lactação certificada IBCLC, integrando essas três áreas no estudo e tratamento de freios linguais.
◑ O maior compromisso é para com os meus três filhos, na esperança de que, respeitando‐se, contribuam significativamente para a sociedade.
Catarina Santos
◑ Enfermeira licenciada desde 2003, especialista em saúde mental e psiquiatria desde 2010.
◑ Atua na Unidade de VIH do Hospital de Cascais desde 2004, com foco em saúde mental, qualidade de vida e envelhecimento com VIH.
◑ Autora e coautora de publicações científicas, formadora e oradora em diversos eventos sobre VIH, saúde mental e enfermagem.
◑ Comissária da Rede Europeia de Enfermagem em VIH (EHNN) desde 2007 e membro da direção executiva da APECS (2018‐2022).
◑ Fundadora do grupo de enfermagem da APECS para valorização da profissão.
◑ Também atuou como consultora da indústria farmacêutica.
Ana Lúcia Torgal
◑ Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica desde 2007.
◑ IBCLC desde 2009 e certificada até 2029.
◑ Exerce na ULS Lisboa Ocidental no Centro de Saúde de Oeiras, UCC SAUDAR.
◑ Docente na Pós Graduação em Aleitamento Materno da Universidade Católica de Lisboa.
◑ Membro Fundador da APCLC.
◑ Participação em projetos de voluntariado como a SOS Amamentação e a ASA ‐ Ao Serviço da Amamentação.
Inscreva‐se já!
Clique nos links da Tabela de Preços ou encontre os módulos desejados na loja
InscriÇÕes
Precisa de ajuda?
Contacte-nos:
ibclc.portugal@gmail.com
A organização desta conferência é da responsabilidade da APCLC Associação Portuguesa dos Consultores de Lactação Certificados, com sede na Rua Augusto Macedo 4A, Loja, 1600‐794 Lisboa, com o NIPC: 515435066. Contactos: e‐mail: ibclc.portugal@gmail.com
A APCLC é uma associação sem fins lucrativos, formada por profissionais de diferentes áreas que se especializaram e se certificaram na área da Ciência da LactaÇão, que tem como fim promover a profissão de Consultor de LactaÇão Certificado Internacionalmente, como profissão na área da saúde, através da liderança, promoção, desenvolvimento profissional e investigação.
A Associação pretende atuar como agente de proteção, promoção e apoio ao Aleitamento Materno, trabalhando em conjunto com as mães, famílias, outros profissionais de saúde, sociedade e decisores políticos. Poderá conhecer melhor a nossa missão, visão e valores na página https://www.apclc.pt/.
4 Nov, 2025 – PRÉ‐CONFERÊNCIA
6 Nov, 2025 – WORKSHOPS E OFICINA INTEGRATIVA
7 Nov, 2025 – CONFERÊNCIA
Curso Pré‐Conferência:
Implementação das Novas Políticas da OMS sobre Contacto Pele a Pele imediato e contínuo ‐ Nils Bergman
Early bird 2 mai‐30 jun | Normal 31 jun‐31 out | |
Individuais | 85 € | 100 € |
Sócios APCLC, estudantes ou grupo de 10 pessoas | 90 € | |
Funcionários do Hospital de Cascais | 50 € |
Workshops e Oficina Integrativa
Normal até 31/10 | |
Workshop: O Poder da Sucção: Como o Terapeuta da Fala Transforma a Amamentação – Susana Tagarro | 50 € |
Workshop: Ferida da Mulher Lactante – Maria Antónia Martins | 50 € |
Workshop: Osteopatia e Amamentação: Aperfeiçoar o Apoio ao Recém-Nascido – Ágata Leonardo | 50 € |
Oficina Integrativa: Trabalho Conjunto entre a Amamentação e a Psicologia Perinatal: Um Estudo de Caso – Carmela Baeza e Esther Ramírez Matos | 60 € |
2ª Conferência Internacional APCLC
Early bird 2 mai‐30 jun | Normal 31 jun‐31 out | |
Individuais | 170 € | 200 € |
Sócios APCLC, estudantes ou grupo de 10 pessoas | 180 € | |
Funcionários do Hospital de Cascais | 150 € |
Almoço Conferência - dia 7
Prato de Carne | 30 € |
Prato de Peixe | 30 € |
Prato Vegetariano | 30 € |
► Os preços apresentados são unitários e em euros. |
► O valor do bilhete de ingresso só será reembolsável caso a conferência não ocorra na data prevista.
► O reembolso dos bilhetes só será realizado numa situação de reagendamento ou cancelamento do evento. Neste caso, o processo de cancelamento ou devolução será tratado caso a caso, pela APCLC. As instruções de cancelamento ou devolução do valor pago serão respondidas e definidas pela APCLC, pelo email conferencia@apclc.pt.
► O pedido de devolução deverá chegar por escrito para o e-mail de contacto conferencia@apclc.pt, juntamente com o comprovativo de pagamento e de titularidade de conta ou cartão, incluindo o respectivo IBAN, para que se realize a devolução do dinheiro por Transferência Bancária. De acordo com os requisitos legais, o utilizador deverá ainda enviar para o email conferencia@apclc.pt a nota de crédito devidamente assinada, emitida e enviada pela mesma via pela APCLC.
► A APCLC compromete-se a reembolsar o utilizador no prazo máximo de 3 meses após a recepção de todos os elementos necessários à devolução (Comprovativo de Pagamento, IBAN e Nota de Crédito Assinada).